Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição em Bombinhas.
Um dos mais importantes monumentos históricos do município
A Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição é proveniente da união das comunidades de Bombas e Bombinhas, desta forma, ela foi construída no morro em que separa os dois bairros e era frequentada por fiéis das duas localidades.

No alto do morro de divide os bairros de Bombas e Bombinhas.
A Capela da Imaculada Conceição, é herança das tradições históricas e culturais de Bombinhas. É, também, cenário de alguns dos contos populares mais conhecidos do município, ligada a mistérios e lendas.

Inaugurada em 1928, pouco tempo depois a capela foi atingida por um raio e a descarga elétrica atingiu a cruz feita de metal.

Na época, o fato fez com que alguns moradores interpretassem o fenômeno como misterioso e associassem a estrutura e localização da capela como um local mítico e amaldiçoado. 
Hoje, com o conhecimento científico, sabemos que não passa de uma reação física. A cruz, situada no alto do morro, se tornou um grande condutor de energia, naturalmente atraindo os raios.

Com a união das famílias da Praia Grande (hoje conhecida como Bombas) e de Bombinhas (Centro), em 1913 iniciou-se, no alto do morro que divide as duas comunidades, a construção da Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Quinze anos depois, em 1928, ela foi inaugurada. ⛪
Sabe aquela história que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? 🤔⚡ A Capela é a prova de que isso não é verdade 👀. Em 1930, ela passou por reformas após ser destruída por um raio, o que aconteceu também nos anos de 1952 e 1968. A Capela ficou abandonada até o início dos anos 2000, quando um empresário local a reconstruiu e devolveu este importante patrimônio cultural à comunidade. 🔔