Conheça Bombinhas Santa Catarina
O Menor municĂ­pio de Santa Catarina
Bombinhas foi povoada por indĂ­genas e açorianos e pertencia ao municĂ­pio de Porto Belo somente em 1992 a AssemblĂ©ia Legislativa de Santa Catarina aprovou o plebiscito onde Bombinhas se desmembrou de Porto Belo. 

  .

Turismo em Bombinhas informações para moradores e visitantes da cidade


O MunicĂ­pio de Bombinhas está localizado no litoral Norte de Santa Catarina entre Balneário CamboriĂş e FlorianĂłpolis e fica prĂłximo ao Parque Beto Carrero, Porto Belo e Itapema.

EU AMO BOMBINHAS


É o menor município de Santa Catarina.
Com praias belĂ­ssimas como: Bombas, Bombinhas (Centro), Zimbros, Canto Grande, Conceição, Ribeiro, Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas.

Saiba mais sobre Bombinhas direto no site da Prefeitura.




Primeiros Habitantes 
Muitas sĂŁo as evidĂŞncias de que os Ă­ndios carijĂłs pertencentes Ă  nação tupi-guarani foram os primeiros a povoarem este litoral. Os sĂ­tios arqueolĂłgicos (sambaquis), descobertos em algumas praias e terrenos de igrejas de Bombinhas, como a de Zimbros e de Canto Grande nĂŁo deixam dĂşvidas. Infelizmente escavações que nada tinham a ver com pesquisas, arruinaram alguns desses tesouros. Sambaquis foram destruĂ­dos pela ação inconseqĂĽente de moradores, por projetos imobiliários, construções e aberturas de ruas para loteamento, comprometendo esse patrimĂ´nio histĂłrico e arqueolĂłgico. 


EU AMO BOMBINHAS

Povoamento Açoriano na Região
Os primeiro colonizadores a chegarem em Santa Catarina foram os espanhĂłis. No ano de 1527, SebastiĂŁo Caboto, a serviço do rei da Espanha, atracou na enseada de Zimbros, batizando-a de SĂŁo SebastiĂŁo. Grande parte da tripulação decidiu ficar no Brasil espalhando-se pelo litoral catarinense. E para comprovar a veracidade da terra descoberta, quatro nativos brasileiros foram levados como "trofĂ©us" para a Europa. 


eu amo bombinhas

 O governo portuguĂŞs no intuito de garantir o seu domĂ­nio na nova colĂ´nia, decidiu enviar uma expedição em 1711, comandada por Manoel Gonçalves de Aguiar, que aportou na Enseada de Garoupas, nome dado Ă  regiĂŁo de Porto Belo, com a finalidade de constatar as riquezas locais e a possibilidade de povoamento.
 Crises econĂ´micas e terremotos nas ilhas dos Açores e da Madeira fizeram com que o Rei D. JoĂŁo V de Portugal, em 1735 apressa-se a colonização em nosso litoral e interior.








Eu amo Bombinhas

Como viviam os Novos Habitantes 
Os sĂ­tios arqueolĂłgicos localizados nas praias, provavelmente em função da sobrevivĂŞncia atravĂ©s da pesca, embora tambĂ©m se dedicasse Ă  plantação de mandioca. Os imigrantes, ao contrário, preferiram fixar-se nos morros, onde dedicavam-se principalmente Ă  agricultura, o que promoveu a povoação em áreas do interior da penĂ­nsula. Começaram as primeiras plantações de feijĂŁo, cafĂ©, batata, cana de açúcar, mandioca, frutas e ervas medicinais, a maior parte para consumo prĂłprio. 
O Comércio era feito à base de troca de mercadorias, com muita dificuldade. Eram necessárias longas caminhadas pelas picadas abertas através dos morros e tabuleiros, carregando pesados fardos sobre os ombros, não raras vezes até o vizinho povoado de Tijucas. O processo levava o dia inteiro, e no retorno ainda aproveitavam para recolher lenha.

Brasileiros descobrem Bombinhas 
Na dĂ©cada de 50, a beleza e a abundância da pesca despertaram a curiosidade de turistas, inicialmente dos municĂ­pios adjacentes, e posteriormente, de gaĂşchos e paranaenses. A partir da dĂ©cada de 70 verificou-se marcante aumento populacional, o que provocou profunda transformação na vida do balneário. 


A Emancipação 
O rápido crescimento populacional despertou na comunidade o sonho de liberdade. Em 1991, a AssemblĂ©ia Legislativa aprovou uma resolução que autorizava o plebiscito, realizado no dia 15 de março de 1992, quando a emancipação foi aprovada por 1.454 cidadĂŁos, contra 75 votos desfavoráveis. 
Em 30 de março de 1992, foi oficializado o MunicĂ­pio de Bombinhas, pela Lei Estadual no 8.558, publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, nĂşmero 14.414 de 1Âş de abril de 1992, sendo eleito como primeiro prefeito, Manoel MarcĂ­lio dos Santos, popularmente conhecido como Maneca. 

O Desenvolvimento 
Em 1996, Bombinhas contabilizava 5.845 habitantes, ou seja, 166 pessoas por quilĂ´metro quadrado. Já no ano de 2000 eram 8.700 habitantes, com 241 por quilĂ´metro quadrado, confirmando um crescimento de mais de 10% em apenas quatro anos. Esse aumento colocava Bombinhas na quarta posição, entre as cidades que mais cresceram nesse perĂ­odo em Santa Catarina. 

A População flutuante é de 60 a 80 mil habitantes (alguns que dizem chegar a 200 mil), durante os meses de dezembro a março, quando a cidade é invadida por veranistas e turistas.
Em Bombinhas, a administração pública e comunidade vêm realizando um trabalho conjunto de conscientização, visando o crescimento ordenado e um planejamento para o desenvolvimento correto do turismo, sem comprometer a capacidade de suporte do município, a preservação da natureza privilegiada e a qualidade de vida dos habitantes e da população flutuante.

Distâncias

Aeroporto FlorianĂłpolis
70 km

Joinville
132 km

Aeroporto Navegantes
50 km

Curitiba
260 km

Parque Unipraias
25 km

Porto Alegre
565 km

Parque do Beto Carrero World
60 km

SĂŁo Paulo
650 km

Balneário Camboriú
30 km

Foz do Iguaçu
1.045 km

Blumenau
90 km

Assunção
1.345 km

Brusque
70 km

Montevidéu
1.400 km

FlorianĂłpolis
70 km

Buenos Aires
1.610 km